top of page

BLOG MAPEL NEWS

Seis chapéus para pensar melhor!

Atualizado: 21 de mar. de 2018

A fantástica técnica dos Seis Chapéus do Pensamento, criada pelo Dr. Edward de Bono, ajuda a analisar um problema, uma ideia ou uma situação de diversas perspectivas diferentes, permitindo que você e sua equipe tenham uma visão mais abrangente para tomar decisões melhores.



Por Nayanne Gusmão - Controladoria e Auditoria




A técnica dos Seis Chapéus do Pensamento consiste na utilização de diferentes chapéus do pensamento. Para cada chapéu você foca em apenas um aspecto diferente deixando os demais de lado até mudar de chapéu. Isso permite uma análise mais ampla e não caia na cilada do pensamento de grupo ou group thinking.


Mas o que é o pensamento de grupo?


É um tipo de pensamento em que as pessoas tentam minimizar conflitos e chegar ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as ideias. Nessa situação as pessoas evitam promover pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual com medo de ser encarado como ridículo, ou para evitar irritar demais membros do grupo. O pensamento de grupo pode fazer com que grupos tomem decisões precipitadas e irracionais, onde dúvidas individuais são postas de lado, por medo de perturbar o equilíbrio coletivo.


Entendendo os Seis Chapéus do Pensamento


Chapéu Branco: Nesse chapéu você deve focar apenas em fatos, dados e informações disponíveis. Nessa hora não se deve dar opiniões, falar sobre pontos positivos nem negativos, apenas fatos.

Por exemplo: Tivemos 5 defeitos na semana passada ou aumentamos nossos lucros em 20% no último mês.


Chapéu Vermelho: Nesse chapéu predomina a intuição, sentimentos, e a emoção.

Exemplo: Nossos clientes estão frustrados por causa dos últimos defeitos e o time está perdendo a motivação.


Chapéu Preto: O chapéu dos pontos negativos. O que pode dar errado? Quais são os ricos? Que problemas podemos criar? O Chapéu preto vai te ajudar a criar planos mais resilientes e mitigar riscos. Exemplo: Nossos clientes vão cancelar o contrato se não melhorarmos a qualidade.


Chapéu Amarelo: Esse é o chapéu do pensamento positivo, do otimismo. O que há de bom? Em que estamos acertando. Exemplo: Estamos mais produtivos do que nunca e já houve melhora do mês no atendimento e na qualidade. Tudo indica que vamos superar esse problema. Já recebemos alguns feedbacks positivos e ainda vamos melhorar muito até o próximo lançamento.


Chapéu Verde: É o chapéu da criatividade, da inovação, do brainstorming. Pense fora da caixa, proponha algo diferente. Exemplo: E se nós mudarmos a formação das equipes para disseminar o conhecimento entre pessoas?


Chapéu Azul: É o chapéu do controle e do processo. Exemplo: Qual prazo podemos fixar e qual meta para alcançarmos esse resultado. Como será a execução dessa tarefa?


Não há uma ordem exata para o uso dos chapéus, porém, deve-se evitar misturar os momentos de cada um em um outro chapéu para manter a o propósito.


A técnica dos seis chapéus é bem completa e auxilia em uma vasta gama de situações. Que tal, na próxima reunião, de equipe tentar pensar pelos diversos ângulos dos Seis Chapéus? Passe por cada um deles e verá que a decisão ou a reunião será muito mais produtiva!


Fontes:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/306664/mod_resource/content/1/6chapeus.pdf

https://neigrando.wordpress.com/2013/07/02/seis-chapeus-para-pensar-melhor/

http://lpprodutividade.com.br/blog/seis-chapeus-pensamento-edward-bono/

http://www.ideiademarketing.com.br/2016/07/12/tecnica-dos-seis-chapeus/


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page